Dia 2 de Janeiro de 1878, surge em Jacobina a Filarmônica 2 de Janeiro, fundada por descendente de Italiano que se instalaram aqui com o intuito do extrativismo mineral. Membros da família Grassi que já eram músicos expandiram na cidade a arte musical fundando uma Filarmônica para animar os seus festejos. Com o passar do tempo, depois de muitas transformações, resistência e perseverança para vencer as dificuldades, estando sempre presente nos principais eventos da cidade e da região, chega aos 133 anos rejuvenescida, com um quadro musical composto por crianças e jovens adolescentes, que além da preservação e perpetuação desta arte, busca através da coletividade musical um crescimento intelectual e comportamental e habilitação profissional em música.
O objetivo da entidade, através dos seus dirigentes, é a execução de atividades culturais, principalmente aulas de música para crianças e jovens adolescentes, atividades e práticas esportivas e de lazer, visando a socialização, culturação e inclusão de pessoas de nossa comunidade e região, principalmente pessoas de renda baixa e renda média, mantendo para isso, ingressos às suas dependências por preços bastante popular.
A Diretoria visa para o ano de 2011 uma restauração nas dependências do Clube, com a finalidade de atrair mais pessoas para o quadro social, onde possibilitar-se-á a geração de emprego e renda, a sustentabilidade da escola de música e da Filarmônica, conseqüentemente garantindo ainda mais o acesso gratuito de pessoas a um dos conhecimentos artísticos mais rico, extenso e maravilhoso que é a musica. Contando com apoios de parceiros importantíssimos como a Prefeitura Municipal, da Jacobina Mineração e Comércio através do Seminário de Parceria, da Loja Disco de Ouro, da UNESCO, através do Programa Criança Esperança da Rede Globo, do Ministério da Cultura através do Programa Pro-Bandas e do Governo do Estado, através do Programa de apoio e fomento as Filarmônicas da Bahia.
0 comentários:
Postar um comentário