Filarmônica 2 de Janeiro se apresenta no TCA em Salvador

No último domingo (30/05) às 19h, a Filarmônica 2 de Janeiro se apresentou no Teatro Castro Alves em Salvador, juntamente com as Filarmônicas Filhos de Apolo (Santo Amaro), Sociedade Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim) e Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador), formando assim a GRANDE FILARMÔNICA. O público teve a oportunidade única de assistir a apresentação, da Grande Filarmônica, composta por 140 músicos, oriundos destas quatro filarmônicas, sob a regência do renomado maestro Fred Dantas. O evento marcou a abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura trata do futuro das ações de desenvolvimento e gestão cultural nos municípios baianos.
 
O evento teve a presença do governador do Estado Jaques Wagner, do secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, da presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, Normelita Olveira, e de representantes do Ministério da Cultura. Na ocasião, foi lançado o Programa de Apoio às Filarmônicas, onde o Governo do Estado, vai disponibilizar recursos para as filarmônicas cadastradas na Fundação Cultural do Estado – FUNCEB, para aquisição, reforma e conserto de instrumentos musicais, aquisição de equipamentos de informática, fardamento e acessórios para instrumentos musicais.
O diretor de música da Funceb, Gilberto Monte, destaca a importância das filarmônicas para as comunidades porque formam não apenas músicos, mas também cidadãos. Em suas sedes, mantêm um acervo que preserva a memória musical baiana e realizam atividades importantes para suas comunidades.
 
Segundo Celso Santos, maestro da Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina, as Filarmônicas são responsáveis pela manutenção continuada da cultura em suas cidades, participam dos eventos do município, das procissões da igreja católica, das festas populares e cívicas, em fim, se transformando assim num elemento que atingiu o equilíbrio entre a alegria e a tristeza e entre o profano e o religioso. Este investimento que será em torno de 30 mil para cada filarmônica cadastrada no programa, não resolve por inteiro o problema, mas vai ajudar bastante, principalmente por ser o único programa do Governo voltado exclusivamente para as Filarmônicas.
Para o Maestro da Oficina de Frevos e Dobrados de Salvador, Fred Dantas, esse investimento é bastante importante no âmbito de todo Estado. "As Filarmônicas promovem aulas principalmente para crianças e adolescentes, que estudam e aprendem a ler música além de promover um serviço cultural relevante em cada município". Ele explica que o apoio é necessário já que as Filarmônicas possuem uma atividade plena e não cobram por apresentação. Apesar dos políticos em geral que costumam se sensibilizar mais com o colorido e movimentação das fanfarras que com o trabalho discreto e profissional das bandas filarmônicas, que usam toda a teoria da música ocidental: pentagrama, notas, dinâmica e sinais de expressão.
REGÊNCIA DO MAÉSTRO FRED DANTAS

0 comentários:

Postar um comentário

JACOBINA BAHIA

JACOBINA BAHIA

  © Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina Desenvolvido Por: Augusto Jacobina 2014

Back to TOP